Aulas de grupo: correção postural vs coluna saudável

05:56


Leia este artigo no novo blog da Physioclem +Saudável: https://www.physioclem.pt/pt/saudavel/aulas-de-grupo-correcao-postural-vs-coluna-saudavel

Estima-se que a Dor Lombar, em Portugal, afete 40% população, e que pelo menos 70% dos indivíduos ao longo da sua vida terão um episódio de dor na coluna, relacionados, maioritariamente, com a postura incorreta, estilos de vida inadequados e disfunções associadas.

Por sua vez, condições como a Incontinência Urinária, a “descida” de orgãos pélvicos, complicações pós-parto, consequências da gravidez, idade avançada, excesso de peso, menopausa e prática de musculação, afetam cerca de 20% dos Portugueses.

Face a estes números e com o objetivo de prevenir e minimizar os sintomas dolorosos da coluna, a Physioclem convida-o a experimentar as aulas de Pilates Clínico, Ginástica Abdominal Hipopressiva e SGA (Stretching Global Ativo), pela Fisioterapeuta Joana Neto*, na Rua Miguel Torga. As inscrições estão abertas!

O QUE PODERÃO TER EM COMUM AQUELAS PATOLOGIAS? 
Ambas de elevada frequência, podem ter a sua origem numa Disfunção do Pavimento Pélvico, que é caracterizada pela ineficiente ativação dos músculos pélvicos.

O QUE É O PAVIMENTO PÉLVICO?
O Pavimento Pélvico é constituído por vários músculos, que se situam na região pélvica e formam uma espécie de cama em rede, essenciais para a sustentação dos órgãos pélvicos (como a bexiga e o útero, por exemplo).
Mas a sua importância vai mais longe, sendo também responsável pela estabilização e sustentação da coluna lombar. Isto porque através da sua correta ativação e consequente contração muscular, estimula a que os músculos, responsáveis por manter a estabilidade da coluna lombar, contraiam, também eles, adequadamente. Evitando, assim, instabilidade  lombar, que levaria a alterações estruturais da coluna, traduzidas muitas vezes em queixas de dor e desconforto.

COMO PREVENIR E REVERTER ESTES PROBLEMAS FREQUENTES?
É importante começar por corrigir desequilíbrios musculares instaurados, fortalecendo todos os envolvidos na sustentação e estabilidade destas estruturas, prevenindo assim o agravamento da condição, as posturas incorrectas, e, principalmente, diminuir a dor e desconforto sentido.
Para este efeito a Fisioterapia, possibilita-lhe uma intervenção completa e individualizada através de Classes de Pilates Clínico em grupo ou individualizadas, nas quais são integradas técnicas de Ginástica Abdominal Hipopressiva e Streching Global Ativo, consideradas de excelência para a recuperação destas condições

O QUE É O PILATES CLÍNICO?
Define-se como um método de controlo muscular, tendo como principal foco a manutenção e fortalecimento da musculatura estabilizadora da coluna, aliando-se a componentes de concentração, correção postural e coordenação respiratória, através de movimentos precisos e fluídos, permitindo o trabalho conjunto do corpo e a mente.
Pode ser realizado no solo, em equipamentos específicos ou com utensílios próprios, de modo a personalizar-se a intervenção adequada à condição do indivíduo e à sua progressão.

O QUE É A GINÁSTICA ABDOMINAL HIPOPRESSIVA?
É um sistema de treino direcionado para o treino da musculatura postural e coordenação respiratória, que, também ele, mantém o foco nos músculos da parede abdominal e do pavimento pélvico, sem aumentar a pressão intra-abdominal.
Deste modo, a sua especificidade de treino baseia-se num ritmo respiratório controlado, combinado com posturas de contração isométrica e intervalos de apneia respiratória, conduzindo à melhoria do tónus muscular, relaxamento e correção postura.

O QUE É O SGA (Streching Global Ativo)?
É uma ferramenta de correção postural, que nasceu da Reeducação Postural Global criada por Philippe Souchard. Esta caracteriza-se pelo trabalho corporal direcionado às deformidades corporais e no alongamento de cadeias musculares retraídas, e torna-se uma alternativa aos alongamentos tradicionalmente conhecidos.
Assim, através da conjugação do estiramento muscular e do controlo respiratório, cada indivíduo participa ativamente num alongamento progressivo e não forçado, de modo global, pelo recrutamento simultâneo de vários músculos, sempre de acordo com as suas necessidades específicas.

QUAIS OS BENEFÍCIOS DESTAS CLASSES?
Através do recurso às três técnicas referidas, é possível obter uma intervenção completa, global, bem como, uma intervenção personalizada e específica à condição apresentada pelo indivíduo. O facto destas serem acompanhadas pelo seu Fisioterapeuta, permite uma avaliação pormenorizada, identificando-se desta forma a verdadeira causa do problema apresentado pelo utente. Conseguindo-se, assim, de imediato focar a intervenção na sua necessidade primária, bem como garantir um acompanhamento no seu dia a dia, que possibilita a adequação constante do seu plano de recuperação e bem-estar.

Benefícios globais:
- Correção postural Global;
- Aumento a flexibilidade através do alongamento global das cadeias musculares;
- Fortalecimento da musculatura profunda e superficial;
- Melhoria da circulação sanguínea;
- Promoção da relação entre o corpo e mente;
- Diminuição do risco de lesões e recidivas;
- Promoção do processo de recuperação;
- Otimização da eficiência dos padrões de movimento, reduzindo o risco de lesões;
- Melhoria da condição física e tolerância ao esforço;
- Alívio de stress e melhoria de auto estima.

Seja bem-vindo! Deixe-nos olhar pelas suas costas!

-----

*Fisioterapeuta Joana Neto - CV

Licenciada em Fisioterapia pela Escola Superior de Saúde de Leiria (2016)
Formação em Pilates Clínico Matwork MW1 e MW3 com certificação APPI, pela Bwizer (2016)
Formação em Terapias Miofasciais, pela Bwizer (2016)
Formação em Ginástica Abdominal Hipopressiva pela Low Pressure Fitness (2016)
Formação em Stretching Global Ativo: RPG aplicado ao Desporto, pela Bwizer (2017)
Formação no método de Introdução ao Conceito de Bobath em Pediatria pela Formaterapia (2017)

----

Informações e inscrições sobre as aulas
As aulas decorrem na Rua Miguel Torna, lote 35, loja 33, em Leiria.
Mais informações e inscrições através do número 244 109 427 ou do email ana.amado@physioclem.pt



Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.