Dores de Cabeça: qual a origem?

13:36


Leia este artigo no novo blog da Physioclem +Saudável: https://www.physioclem.pt/pt/saudavel/dores-de-cabeca-qual-a-origem


"Tenho dor de cabeça com muita frequência, o que me leva a recorrer a medicação todas as semanas. Pode ter origem no meu problema cervical?"

Sim, pode. A dor de cabeça, com origem em problemas da coluna cervical, posturais e/ou por excesso de tensão muscular, é muito frequente. Representa mais de 50% dos casos de dor de cabeça. É tão frequente que cerca de 1 em cada 5 pessoas sofre deste problema. 
É muito importante ter a certeza de que se trata de uma dor de cabeça relacionada com a tensão e/ou coluna cervical, distinguindo-a de uma enxaqueca ou de dor por outras causas orgânicas. Para ter a confirmação, poderá consultar o seu médico ou fazer a associação lógica de causa e efeito. Se a dor aumentar com determinadas posturas, gestos repetidos, com o decorrer do dia, se estiver associada ao stress, e se aliviar com o movimento, com uma leve massagem e com o alongamento, então poderá ser mesmo por razões músculo-esqueléticas.
Se for este o caso, é muito importante procurar ajuda de um fisioterapeuta para libertar as tensões miofasciais e reeducar a sua postura. Esse trabalho é feito com técnicas de terapia manual e é habitualmente muito eficaz, reduzindo significativamente a frequência e intensidade da dor.
Se por outro lado, a dor estiver associada a um traumatismo ou a sintomas como enjoo, tonturas, febre, alterações da sensibilidade, da acuidade visual, desmaios, falta de coordenação e/ou outros sintomas, consulte o seu médico.


Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.