Efetividade da terapia manual na redução da dor e melhoria da amplitude de abertura da boca em utentes com disfunção temporomandibular




RESUMO ANALÍTICO

Introdução: A Disfunção Temporomandibular (DTM), principal causa de Dor Orofacial, constitui um importante problema de saúde pública, afetando 10 a 25% da população. Aproximadamente 15% destes pacientes desenvolve DTM crónica, com grande impacto na qualidade de vida e elevados custos sociais e económicos. A Terapia Manual tem sido uma abordagem proposta por vários autores mas com efetividade ainda por demonstrar.


Objetivo: Sumarizar a evidência científica de estudos randomizados controlados dos últimos cinco anos para verificar a efetividade da terapia manual no tratamento das disfunções temporomandibulares.


Bases de Dados: A pesquisa foi elaborada em 5 bases de dados electrónicas – Pubmed, Web of Science, Cochrane Library e EBSCO. Foi ainda realizada uma pesquisa manual na bibliografia mais recorrente nos artigos encontrados.


Métodos: Após a pesquisa foram incluídos estudos randomizados controlados, publicados nos últimos 5 anos, em língua inglesa, com população de idade superior a 18 anos e diagnóstico de DTM de origem músculo-esquelética. Os grupos de intervenção incluíam protocolos de terapia manual e foram avaliados os outcomes dor e amplitude de abertura da boca. A qualidade metodológica dos estudos foi avaliada através da “Risk of Bias Assessment Tool” desenvolvida pela Colaboração Cochrane. Foram extraídas as características dos estudos e dados referentes ao tipo de intervenção e resultados.


Resultados: Foram incluídos quatro estudos nos quais a TM mostrou ser efetiva logo após a intervenção e 6 meses depois, com diferenças clinicamente importantes para a dor (>30%). Esta técnica mostra ter efeitos no aumento da amplitude de abertura da boca em pacientes com esta disfunção. Quando conjugada com um programa de educação e estratégias de auto-tratamento os efeitos da intervenção perduram a longo prazo (1 ano).


Conclusão e implicações para a prática: Nos últimos cinco anos existe um reduzido número de RCT’s que avaliam a efetividade da TM nas DTM, publicados em língua inglesa. No entanto, com base nos resultados da RS, a TM afigura-se como alternativa segura e efetiva no tratamento destes pacientes. Quando conjugada com um programa de educação, a longo prazo, verificam-se melhores resultados na redução da dor e melhoria da amplitude de abertura da boca. Sendo assim, a utilização de um programa de educação e estratégias de auto-tratamento por parte do paciente permite manter os ganhos conseguidos pela intervenção da TM e perdurar o seu efeito. Dado o reduzido número de estudos incluídos e a heterogeneidade da sua qualidade metodológica não foi possível chegar a conclusões que determinem o grau de recomendação sobre a utilidade/eficácia da terapia manual nas DTM’s, verificando-se uma clara necessidade de investigar esta questão.


Aceda ao full text: http://goo.gl/Hj7cTQ
 

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.