Physioclem oferece Avaliação Postural gratuita




Para assinalar o Dia Mundial de Fisioterapia, a Physioclem, clínica de fisioterapia, osteopatia e bem-estar, vai promover nas suas clínicas de Alcobaça, Leiria, Caldas da Rainha e Torres Vedras, um Rastreio Postural Gratuito destinado a todos aqueles queiram saber mais sobre o estado da sua coluna.
Fruto do stress do dia a dia, das tensões musculares e fasciais, das más posturas adotadas e mesmo de fatores hereditários, é normal que o corpo adote posições inadequadas longe daquela que seria a posição anatómica ideal para permitir uma maior durabilidade das estruturas do corpo. A isto acresce ainda os microtraumatismos normais no decorrer das muitas atividades feitas no trabalho ou nas atividades feitas com mais frequência, como o desporto ou as tarefas de casa, os excessos de carga ocasionais e mesmo os erros alimentares e de hidratação, que trazem perturbações nas estruturas músculo-esqueléticas (micro-lesões) com a instalação de pequenos processos inflamatórios.
São cada vez mais os casos de crianças e de jovens com alterações posturais graves que nos chegam. Se não forem diagnosticadas e tratadas atempadamente, podem originar uma danificação progressiva das estruturas do corpo em regiões muito específicas e assim a instauração da patologia músculo-esquelética.
Ao fazer uma avaliação muito pormenorizada da postura e movimento do corpo, é-nos possível ter uma ideia muito concreta sobre os locais nos quais há maior probabilidade de surgir patologia. Se conseguirmos evitar as alterações do alinhamento, através da restauração da mobilidade normal, libertação das tensões musculares e fasciais e de aderências causadas pelos micro-traumatismos e promovendo uma postura mais correta, podemos evitar a instalação da patologia músculo-esquelética. Este trabalho preventivo é de extrema importância e tem vindo a ser defendido há muitos séculos, especialmente pelas culturas orientais, através de técnicas de movimento e massagem. No ocidente, tem havido um desinvestimento na prevenção e investimento apenas no aspeto curativo da saúde.
A consulta de “Avaliação Postural” consiste num processo pelo qual o fisioterapeuta avalia a postura do utente com o objetivo de identificar alterações posturais que podem estar na origem de muitos dos problemas instalados ou que se possam vir a instalar. Cada vez mais se tem vindo a perceber que muitas das alterações da postura que se vão instalando ao longo da vida em consequência de uma má atitude, mau posicionamento ou após um acidente ou episódio traumático, estão na origem de grande parte da sintomatologia.
A avaliação postural consiste na recolha de dados através de:
• escalas de funcionalidade;

• qualidade de vida e quantificação da dor;

• recolha de imagens através de fotografia e com posterior análise das várias posturas através do programa SAPO (software para avaliação postura);

• recolha de dados através do Spinal Mouse. No final da sessão, será entregue um relatório completo que pode e deve ser partilhado com outros profissionais de saúde, como o médico de família.

O que é O Spinal Mouse?

O Spinal Mouse é um dispositivo computorizado usado para medir a forma da coluna e a sua mobilidade global e inter-segmentar em diferentes planos por um método não evasivo. Não substitui qualquer outro exame, mas permite uma medição rápida, fácil, objetiva e pouco invasiva da coluna torácica, lombar e sagrada/ancas separadamente.
Este aparelho pode ter aplicação clínica na avaliação de deformidades estruturais como Scheurman´s, cifose osteoporótica, escoliose ou síndrome “flat back” ou na monitorização de distúrbios de movimento em conexão com desordens da coluna como hérnias discais, dor lombar mecânica, instabilidade da coluna, entre outros ou pode ser utilizado em áreas ergonómicas ou locais de trabalho. Também pode ser utilizado na avaliação das curvas da coluna associados a posturas comummente adotadas durante o desempenho das tarefas.

O que é SAPO?

O SAPO é um Software de Avaliação Postural, desenvolvido pela Universidade de São Paulo, que tem como objetivo “ajudar os profissionais de saúde na mensuração da posição, comprimento, ângulo e alinhamento, entre outras propriedades, dos segmentos corporais de um indivíduo.” A partir de fotografias digitalizadas do indivíduo é feita a mensuração da avaliação postural. O SAPO não pretende substituir exames, como por exemplo, raios-X ou análise dinâmica da marcha.


Não deixe de marcar a sua consulta de Postura na Physioclem e descubra mais sobre o estado da sua coluna e o que fazer para evitar problemas de saúde futuros.


 

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.