Physioclem nas III Jornadas da Fisiogaspar

08:50







Nos passados dias 19 e 20 de Novembro, a Physioclem esteve presente nas III Jornadas da Fisiogaspar, http://www.fisiogaspar.pt/IIIJornadas/apresentacao.htmltendo apresentado um trabalho sobre a intervenção da fisioterapia no pós-cirúrgico da Reparação da Coifa dos Rotadores. Deixamos aqui um pequeno resumo da comunicação. Se alguém estiver interessado em mais detalhes pode-nos contactar por e-mail.

Autores: Marco Clemente, Luís Nascimento, João Chambel, Sofia Neves e Fábio Silva
Titulo da palestra: Protocolo de reabilitação pós-cirúrgica de reparação da rotura da coifa dos rotadores
Objetivo: Contribuir com um plano de intervenção em fisioterapia para reabilitação pós-cirúrgica de reparação da rotura da coifa dos rotadores, baseado na experiência clínica e evidência científica.
Resumo: A Rotura da coifa dos rotadores é uma das principais lesões do ombro e uma das mais incapacitantes. Após a cirurgia de reparação da coifa, o sucesso para uma boa recuperação, depende em grande parte de um adequado processo de reabilitação. Na implementação de um plano de intervenção em fisioterapia para recuperação desta condição deve se ter em conta um grande número de fatores (técnica cirúrgica, qualidade do tecido, tipo de rotura, etc.), bem como o tempo do cicatrização do tendão de forma a restabelecer as amplitudes articulares, força, estabilidade e funcionalidade do ombro. Tendo em conta as fases da reparação tecidular, o processo de reabilitação e as necessidades específicas de cada tipo de população, o protocolo foi dividido em três fases: 1ª fase do dia 0 à 6ª semana; 2ª fase a partir 6ª semana ao 3º mês; 3ª fase do 3º mês em diante. Estas três fases do programa de intervenção iniciam-se com a manutenção de proteção do tendão no período imediatamente após a cirurgia e ganho de amplitudes passivas, prosseguindo com o período de ganho das amplitudes ativas, força e funcionalidade e outro de integração na atividade profissional e/ou desportiva.

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.